TRF1 - Empresa não é obrigada a recolher juros instituídos por norma da Receita Federal para bens em regime de admissão temporária para utilização econômica

08/08/2022

Empresa não é obrigada a recolher juros instituídos por norma da Receita Federal para bens em regime de admissão temporária para utilização econômica. A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve a decisão que julgou procedente o pedido de uma empresa para desobrigá-la do recolhimento de juros incidentes sobre a prorrogação de prazo de bens em regime de "admissão temporária para utilização econômica", instituídos indevidamente por norma da Receita Federal publicada em 2015 (IN RFB 1.600/2015). O Colegiado assim decidiu ao negar provimento à apelação da União, contrária à sentença que entendeu pela ilegalidade da obrigação instituída.

O regime aduaneiro especial de admissão temporária com suspensão total do pagamento de tributos é o que permite a importação de bens que devam permanecer no País durante prazo fixado, com suspensão total do pagamento dos tributos incidentes na importação, de acordo com informações do Manual de Admissão Temporária da Secretaria Especial da Receita Federal.

A IN RFB 1.600/2015, no art. 64, dispõe que “os tributos correspondentes ao período adicional de permanência do bem no País serão calculados conforme o previsto no art. 56, acrescidos de juros de mora calculados a partir da data da ocorrência do fato gerador, conforme o caso, até o termo final do prazo de vigência anterior e recolhidos por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf)”.

Segundo o relator, desembargador federal Novély Vilanova, a lei sobre a legislação tributária federal (Lei 9.430/1996), no art. 79, não prevê a exigência de juros moratórios no regime de “admissão temporária de bens para utilização econômica”, e nem mesmo o Regulamento Aduaneiro (Decreto 6.759/2009) poderia prever o que não está na lei. “Diante disso, viola o princípio da legalidade a exigência desses juros com base na Instrução Normativa 1.600/2015, e nesse sentido é a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e do TRF1”, ressaltou o magistrado ao votar. A decisão da Turma, acompanhando o relator, foi unânime.

FAQ - Fale Conosco

Você pode entrar em contato conosco de diversas formas, pelo e-mail: contato@rribeiro.com.br para duvidas gerais e informações; Pelo telefone ✆ 11-2693-9300,

Endereço: Rua Marquês de Abrantes, 217 - Chácara Tatuapé - São Paulo - SP.

Segurança e confiabilidade

Extrajudicialmente, buscamos a obtenção de resultados ou documentos, atuando exemplificativamente nas seguintes áreas ou temas.

ADMINISTRATIVO/ INQUÉRITOS/ AUTOS DE INFRAÇÕES

Gestão Jurídica Empresarial

Temos uma banca Advocatícia completa e eficaz, voltada a proporcionar segurança e confiabilidade na resolução de conflitos, bem como, e principalmente, voltada a prevenir tanto pessoas jurídicas como físicas sobre problemas jurídicos de forma geral.

Consulta Prévia

Para entrar em contato com nossa equipe e fazer uma consulta prévia, clique abaixo:

Áreas de Atuação

Com a proposta de realizar trabalho personalíssimo, sigiloso e diferenciado em negócios jurídicos empresariais e físicos, contamos com profissionais capacitados a atuar em todas asáreas do direito, assessorando e atuando com dedicação na prevenção ou solução de problemas de pessoas físicas e jurídicas, especialmente nas seguintes áreas de atuação:

Contencioso e Preventivo

Atuando na perquirição de direitos e na defesa em ações judiciais e administrativas, a R. Ribeiro Advogados Associados disponibiliza profissionais capacitados, acostumados e preparados para atuar diretamente nos processos judiciais e administrativos, formados por advogados, estagiários e para-legais.

Neste sentindo atua no contencioso judiciário e administrativo, contudo, considerando a experiência e conhecimento adquiridos, disponibiliza aos seus clientes a melhor ferramenta na contenção e prevenção de litígios, ou seja, a consulta preventiva e orientações em duvidas.

Assim, os clientes desta Douta Banca Advocatícia além do amparo na atuação contenciosa, contam com a prevenção, proporcionada por orientações e pareceres, fornecidos de forma a proporcionar antes de tudo segurança, eficiência jurídica e tranqüilidade.

Parceiros


Como Chegar



Rua Marquês de Abrantes, 217 - Chácara Tatuapé - São Paulo - SP.