Em contrato de leasing, é possível converter reintegração de posse em execução quando o bem não é localizado

10/08/2022
Em contrato de leasing, é possível converter reintegração de posse em execução quando o bem não é localizado


Ao dar provimento ao recurso especial de um banco, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade, reafirmou que é possível a conversão do pedido de reintegração de posse em ação de execução quando o bem objeto de contrato de arrendamento mercantil (leasing) não é localizado.

De acordo com o colegiado, é válida a extensão das normas previstas no Decreto-Lei 911/1969, que trata de alienação fiduciária, aos casos de reintegração de posse de bens objeto de contrato de arrendamento mercantil.

Segundo os autos, o banco ajuizou ação para recuperar o carro que entregou a um cliente, em arrendamento mercantil, em virtude da falta de pagamento das parcelas. Diante da não localização do veículo, o autor pediu a conversão da ação de reintegração de posse em ação de execução.

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) confirmou a sentença que encerrou o processo sem análise do mérito, sob o entendimento de que a aplicação do Decreto-Lei 911/1969 seria descabida no caso de arrendamento mercantil, devido à incompatibilidade de procedimentos e à ausência de previsão legal.

Normas da alienação fiduciária se estendem aos contratos de arrendamento mercantil
O relator do recurso especial, ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, lembrou que, segundo a jurisprudência do STJ, em ação de busca e apreensão processada sob o rito do referido decreto-lei, o credor tem a opção de pedir a sua conversão em ação executiva, se o bem não for encontrado.

De acordo com o magistrado, embora essa orientação tenha sido firmada para os casos de contrato de alienação fiduciária, a Lei 13.043/2014 modificou o decreto-lei para permitir a aplicação dos seus procedimentos aos casos de reintegração de posse referentes a operações de arrendamento mercantil (artigo 3º, parágrafo 15, do Decreto-Lei 911/1969).

É "plenamente aplicável o disposto no artigo 4º do Decreto-Lei 911/1969, que dispõe a respeito da conversão do pedido em ação executiva, por analogia, aos contratos de arrendamento mercantil", apontou.

Essa aplicação analógica também está amparada na aproximação dos dois institutos quanto à transferência da posse direta do objeto do contrato, mediante contraprestação do devedor, mantido o domínio do credor, até o pagamento integral da dívida – concluiu o ministro ao dar provimento ao recurso especial e determinar o prosseguimento do feito na primeira instância.

FAQ - Fale Conosco

Você pode entrar em contato conosco de diversas formas, pelo e-mail: contato@rribeiro.com.br para duvidas gerais e informações; Pelo telefone ✆ 11-2693-9300,

Endereço: Rua Marquês de Abrantes, 217 - Chácara Tatuapé - São Paulo - SP.

Segurança e confiabilidade

Extrajudicialmente, buscamos a obtenção de resultados ou documentos, atuando exemplificativamente nas seguintes áreas ou temas.

ADMINISTRATIVO/ INQUÉRITOS/ AUTOS DE INFRAÇÕES

Gestão Jurídica Empresarial

Temos uma banca Advocatícia completa e eficaz, voltada a proporcionar segurança e confiabilidade na resolução de conflitos, bem como, e principalmente, voltada a prevenir tanto pessoas jurídicas como físicas sobre problemas jurídicos de forma geral.

Consulta Prévia

Para entrar em contato com nossa equipe e fazer uma consulta prévia, clique abaixo:

Áreas de Atuação

Com a proposta de realizar trabalho personalíssimo, sigiloso e diferenciado em negócios jurídicos empresariais e físicos, contamos com profissionais capacitados a atuar em todas asáreas do direito, assessorando e atuando com dedicação na prevenção ou solução de problemas de pessoas físicas e jurídicas, especialmente nas seguintes áreas de atuação:

Contencioso e Preventivo

Atuando na perquirição de direitos e na defesa em ações judiciais e administrativas, a R. Ribeiro Advogados Associados disponibiliza profissionais capacitados, acostumados e preparados para atuar diretamente nos processos judiciais e administrativos, formados por advogados, estagiários e para-legais.

Neste sentindo atua no contencioso judiciário e administrativo, contudo, considerando a experiência e conhecimento adquiridos, disponibiliza aos seus clientes a melhor ferramenta na contenção e prevenção de litígios, ou seja, a consulta preventiva e orientações em duvidas.

Assim, os clientes desta Douta Banca Advocatícia além do amparo na atuação contenciosa, contam com a prevenção, proporcionada por orientações e pareceres, fornecidos de forma a proporcionar antes de tudo segurança, eficiência jurídica e tranqüilidade.

Parceiros


Como Chegar



Rua Marquês de Abrantes, 217 - Chácara Tatuapé - São Paulo - SP.